Viscosidade do Lubrificante

Mecânica de Motores, Suspensão, Direção e Freios, Transmissão, Metrologia de automóveis e motocicletas.

Viscosidade do Lubrificante

Mensagempor forumaberto » Qui Dez 25, 2008 8:05 am




Viscosímetro de Stokes na FEM: nada mais que um tubo transparente, cheio com o líquido que se deseja medir a viscosidade. Uma esfera é lançada no topo e desce com velocidade terminal (a seta indica a posição instantânea da esfera). A velocidade da esfera é medida e obtém-se a viscosidade.


Viscosidade é definida como a resistência que um fluido oferece ao seu próprio movimento. Quanto menor for a sua viscosidade, maior será a sua capacidade de escoar (fluir).

De uma forma mais técnica:

  • A viscosidade é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular. Quanto maior a viscosidade, menor a velocidade em que o fluido se movimenta.
  • Viscosidade é a medida da resistência de um fluido à deformação causada por um torque. É comumente percebida como a "grossura", ou resistência ao despejamento.
  • Viscosidade descreve a resistência interna para fluir de um fluido e deve ser pensada como a medida do atrito do fluido. Assim, a água é "fina", tendo uma baixa viscosidade, enquanto óleo vegetal é "grosso", tendo uma alta viscosidade.




Pressão laminar de um fluido entre duas placas. Atrito entre o fluido e a superfície móvel causa a torção do fluido. A força necessária para essa ação é a medida da viscosidade do fluído.

Os valores de viscosidade dos óleos são obtidos experimentalmente em Laboratório, utilizando-se um aparelho chamado VISCOSÍMETRO como o da figura no início do post. Trata-se de um teste padronizado onde é medido o tempo que uma certa quantidade de fluido leva para escoar através de um pequeno tubo (capilar) a uma temperatura constante.




A temperatura do teste deve ser constante, pois a viscosidade é uma propriedade que se altera de acordo com a variação da temperatura.
Quanto maior for a temperatura, maior será a facilidade de escoamento, e quando em temperaturas baixas, o fluido oferece maior resistência ao escoamento devido ao aumento da viscosidade.
Os valores obtidos em Laboratório são associados a unidades técnicas de medida de viscosidade (Centistokes, Segundos Saybolt, Centipoise) que a maioria do público consumidor desconhece.
Por sua vez, a SAE, criou um critério de classificação que teve aceitação generalizada pelos fabricantes de veículos e de lubrificantes.
Esta classificação é feita associando-se um número puro à viscosidade determinada em laboratório.
Quanto maior o número, maior será a viscosidade.
A classificação SAE divide os óleos lubrificantes em dois grupos:

  • - Óleos de "grau de inverno"

Óleos que possibilitem uma fácil e rápida movimentação, tanto do mecanismo quanto do próprio óleo, mesmo em condições de frio rigoroso ou na partida a frio do motor, e cuja viscosidade é medida a baixas temperaturas e tem a letra W acompanhando o número de classificação.
Os testes para óleos de grau de inverno levam em consideração a resistência que o mesmo oferecerá na partida a frio do motor e a facilidade de bombeamento e circulação em baixas temperaturas.

  • - Óleos de "grau de verão"

Óleos que trabalhem em altas temperaturas, sem o rompimento de sua película lubrificante, pois quanto mais quente o óleo, menos viscoso ele se apresenta.
Os óleos de grau de verão têm portanto sua viscosidade medida a altas temperaturas e não possuem a letra W.
Os testes dos óleos de grau de verão verificam a operabilidade do lubrificante em altas temperaturas, ou seja, a sua capacidade de oferecer proteção em regimes extremos.




Existem óleos que, ao mesmo tempo, atendem a estas duas exigências, é o caso dos <strong>Óleos Multiviscosos</strong>, cuja classificação reune graus de óleos de inverno e de verão.

Estes números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes automotivos (<strong>30, 40, 20W/40, etc.</strong>) correspondem à classificação da SAE (Society of Automotive Engineers), que se baseia na viscosidade dos óleos a 100°C, apresentando duas escalas:

  • 0W até 25W - Escala de baixa temperatura.
  • 25W até 60W - Escala de alta temperatura.

A letra "W" significa "Winter" (inverno, em inglês) e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação.

Cito novamente:

  • Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas.
  • Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.

Um óleo do tipo monograu (como o Lubrax MG-1) só pode ser classificado em um tipo escala (o MG-1 apresenta os graus 20W, 30, 40 ou 50).

Já um óleo com um índice de viscosidade maior pode ser enquadrado nas duas faixas de temperatura, por apresentar menor variação de viscosidade em virtude da alteração da temperatura.

Desta forma, um óleo multigrau SAE 20W/40 se comporta a baixa temperatura como um óleo 20W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e em alta temperatura se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização.

O Lubrax MG-4, o Lubrax SJ e o Lubrax Sintético são alguns exemplos de óleos multigrau da distribuidora BR de lubrificantes automotivos. Não deixo de citar que outras distribuidoras também possuem óleos similares, só utilizei como exemplo.

Uma outra especificação muito importante é o nível API (American Petroleum Institute)
Quando for usar um óleo em seu carro, consulte o manual e fique atento a estas especificações.

Eis alguns exemplos da BR:

  • Lubrax MG-4 SAE 20W/40 - API SF
  • Lubrax SL SAE 20W/50 - API SL
  • Lubrax TECNO SAE 20W/50 - API SL
  • Lubrax SJ SAE 20W/50 - API SJ
  • Lubrax Sintético SAE 5W/50 - API SJ

Original: Blog do @forumaberto
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Re: Viscosidade do Lubrificante

Mensagempor martelo » Qui Dez 25, 2008 10:31 am

Tõ falando!!
Aulas no natal!!
Que interessante....
Conferindo mesmo..
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Re: Viscosidade do Lubrificante

Mensagempor forumaberto » Sex Out 02, 2009 11:32 am

Ops, imagens corrigidas, obrigado!
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Re: Viscosidade do Lubrificante

Mensagempor clock123456 » Sex Jan 28, 2011 9:14 am

legal mesmo

eu adorei esta materia estava aprendendo sobre viscosidade estes dias em uma palestra da shell na empresa que trabalho

parabens
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Re: Viscosidade do Lubrificante

Mensagempor luizfelipematos » Sex Jan 28, 2011 10:59 pm

Algumas dicas:
- Esqueçam óleo monograu, teu carro não merece isso...
- Embora a baixa viscosidade a frio seja importante (quanto menor, melhor), vivemos num país tropical, portanto, no norte e nordeste, não é tão necessário uma viscosidade a frio tão baixa devido o forte calor da região.
- O grau API é tão importante quanto a viscosidade, afinal ele é o grau de desempenho do óleo.
- Lembrem-se o óleo do carro é comparado ao "sangue" do carro, se ele tiver mal, o motor do seu carro está mal...
- Quanto mais aprovações de institutos técnicos e montadoras melhor (API, JASO, MERCEDEZ, ACEA ...)


PS. Gostei dos exemplos @forumaberto... rs Só será necessário uma pequena atualização no tópico pois os óleos Lubrax mudaram de nomes. Exemplo: o Lubrax SL e SJ agora chamam Lubrax Essencial SL e Essencial SJ... rsrsrs
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Re: Viscosidade do Lubrificante

Mensagempor forumaberto » Sáb Jan 29, 2011 4:26 pm

- Embora a baixa viscosidade a frio seja importante (quanto menor, melhor), vivemos num país tropical, portanto, no norte e nordeste, não é tão necessário uma viscosidade a frio tão baixa devido o forte calor da região.


YEAP !!! Poucos entendem isto, principalmente os que vendem.

PS. Gostei dos exemplos @forumaberto... rs Só será necessário uma pequena atualização no tópico pois os óleos Lubrax mudaram de nomes. Exemplo: o Lubrax SL e SJ agora chamam Lubrax Essencial SL e Essencial SJ... rsrsrs


Na verdade Luiz eu fiz este tópico no meu blog há alguns muitos anos. E depois de mais alguns é que copiei para o fórum, quando abri a seção de autos. Como sabe eu não mais leciono na área, e me afastei muito de tudo.
Algumas vezes penso em retomar, é como um vício. Muitos me cobram e me pedem, principalmente nas áreas de lubrificação e eletrônica embarcada. Algumas empresas convidam para lecionar palestras e retomar o curso que lecionei para redes de abastecimento.

O desejo vem, mas a necessidade de comer e beber é maior. :frow: :trist: :frow:

Quando puder eu queria que ajudasse para alterar os exemplos ali, e algo no texto...
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Re: Viscosidade do Lubrificante

Mensagempor cervon » Seg Fev 11, 2013 10:54 am

Tópico muito interessante. Graças ao @forumaberto aprendi algo sobre o óleo que trocamos
nas quilometragens indicadas. Valeu @forumaberto!!! :feli:
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Re: Viscosidade do Lubrificante

Mensagempor forumaberto » Seg Fev 11, 2013 8:24 pm

cervon, trocas de óleo, hehe!
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Re: Viscosidade do Lubrificante

Mensagempor cervon » Ter Fev 12, 2013 10:49 am

@forumaberto escreveu:cervon, trocas de óleo, hehe!


Também essas trocas!!! KKKK :aleg:
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