fumaça do escapamento ...

Mecânica de Motores, Suspensão, Direção e Freios, Transmissão, Metrologia de automóveis e motocicletas.

fumaça do escapamento ...

Mensagempor kalango » Seg Set 21, 2009 10:30 am

Identificando a fumaça do escapamento

Um motor que esteja funcionando corretamente não deve expelir nenhuma fumaça visível pelo escapamento. Logo, alguns problemas no motor podem ser facilmente detectados, apenas observando-se a fumaça que sai pela tubulação. Exceto pela fumaça branca, que se dissolve rapidamente no ar, geralmente em dias frios e quando a temperatura do motor ainda está baixa, um motor expelindo fumaça tem problemas. Em São Paulo, se o seu carro estiver apresentando um desses problemas você não conseguirá sequer licenciá-lo. Vamos, então, dar alguns exemplos que podem ser aplicados em motores à alcool, gasolina e/ou GNV.


FUMAÇA BRANCA (constantemente sendo emitida):

A fumaça branca, indica que o líquido de arrefecimento (do radiador) está sendo queimado na câmara de combustão. O bloco do motor e o cabeçote tem diversas passagens para o líquido de arrefecimento. Geralmente isto acontece quando alguma junta do motor está danificada ou queimada ou rompida.

Outro sintoma: o nível do líquido de arrefecimento baixa rapidamente.

FUMAÇA AZULADA:

Esta é a mais grave. A fumaça azul, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão, o que poderá danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados. Em resumo, esta fumaça azulada indica que o seu motor precisa urgentemente de raparo e dificilmente escapará de ir para a retífica.

Outro sintoma: nível do óleo baixando rapidamente.

FUMAÇA PRETA:

Ocorre quando a mistura ar-combustível está muito rica, ou seja, o carburador – ou a injeção eletrônica – está desregulado e injetando mais combustível do que deveria. Quando este excesso de combustível entra em contato com o escapamento ele é queimado pelo calor, formando esta fumaça preta. Porém, encontrar um pouco de fuligem na parte interna do tubo, deixando-o com uma sujeira preta, é normal. Mesmo assim, você deverá procuram um mecânico de confiança para realizar a limpeza e regulagem do sistema de alimentação do seu carro.

Outro sintoma: consumo de combustível mais alto que o normal.

———-

Qualquer situação desta indica que há problemas no motor. Percebendo fumaça no escapamento, quanto mais rápido você levar o seu carro para uma revisão, menor poderá ser o gasto com o reparo.

Tão importante quanto preservar o seu bolso fazendo a correta manutenção do seu carro é contribuir para um ar mais saudável, principalmente em grandes centros urbanos. Em São Paulo, a inspeção veicular já é obrigatória para vários veículos. Então fique atento: se o seu carro está apresentando um destes sintomas mencionados, leve-o ao seu mecânico antes de agendar a vistoria.

Veja mais em:

http://motorsa.com.br/

:)
kalango
 
 

Re: fumaça do escapamento ...

Mensagempor forumaberto » Seg Set 21, 2009 11:00 am

Boa pedida este tópico! Ainda mais que eu nem lembrava desta seção! Isso é que é mudar de vida!
Art ForumAberto
Pesquisa de domínio:
Estamos todos na mesma barca e acredito que, cada um remando do seu lado, esse barco será sempre acelerado.

Avatar do usuário
forumaberto
Administrador
Administrador
 
 
Mensagens: 11220
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 9:07 pm
Localização: Belo Horizonte
Sexo: Masculino
Twitter: forumaberto


Voltar para Mecânica de Autos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron