Arranhando ao passar pra 2º e da 2º pra 3º

Mecânica de Motores, Suspensão, Direção e Freios, Transmissão, Metrologia de automóveis e motocicletas.

Re: Arranhando ao passar pra 2º e da 2º pra 3º

Mensagempor forumaberto » Seg Jul 25, 2011 7:54 pm

brunogomess comprou e trocou correias, filtros, óleo do motor e óleo da caixa de câmbio, fluído de freio e fluído de arrefecimento, certo?

Não observou estes itens? O caro em comprar um usado é isto, como você vai saber se o óleo da transmissão é o adequado e há quanto tempo ele foi trocado? Então verifique o óleo da transmissão quanto á nível, prazo e especificação antes de qualquer coisa.

Faça primeiro um teste da embreagem, sem desmontar:

    • Verifique se há folga no pedal. No caso do Gol bolinha veja se o pedal tem livre movimento acima de sua posição normal, que é alinhado com o pedal de freio, estando em repouso.
    • Faça um teste de patinação. (Motor ligado em marcha lenta, pise na embreagem, engate a 4ª marcha, pise no freio e sem acelerar solte a embreagem rapidamente. O motor deve desligar de imediato.
    • Pare o veículo em uma rampa (descida), coloque a alavanca em ponto morto pise, na embreagem e engate a marcha a ré. A mesma deve entra sem nenhuma dificuldade. Não use de acelerar levemente, soltar o freio levemente ou engatar uma marcha antes de colocar a ré.

Não passando nos testes acima é muito mais provável que seja um problema de embreagem. Troque disco, chapa de pressão, rolamento (colar), guia do rolamento, cabo de embreagem.
    - Verifique a folga e a lubrificação com "graxa para plástico" (ou vaselina) nas bucha do pedal, nas buchas do garfo de embreagem., guia do rolamento.
    - Lubrifique levemente as estrias da árvore primária (eixo-piloto) com grava com fusão acima de 180°C.
    - Verifique a superfície de fricção do volante do motor, principalmente quanto á ressaltos na extremidade.
    - Verifique os retentores do volante e árvore primária.

• Se a embreagem passar no teste, peça para conferir a folga do trambulador (hastes de ligação alavanca-caixa) e sua regulagem.

Não sendo nenhum destes e pós retirada do câmbio não for notada falha na embreagem verifique ao desmontar o câmbio:

    • Rolamentos da árvore primária
    • Anéis sincronizadores (troque se desmontar).
    • Dentes de engate das engrenagens pertinentes ás marchas defeituosas.
    • Rolamentos localizados no mancal da caixa (das duas árvores).
    • Folga no garfo seletor de entrada (bucha).

Bom, é isto...
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Re: Arranhando ao passar pra 2º e da 2º pra 3º

Mensagempor forumaberto » Sex Jul 29, 2011 12:05 am

Aguardo retorno!!!


Xô proveitá e contá...

Estava eu com a Van e reboque acoplado em Barão de Cocais hoje pela manhã, ao lado de uma tenda de circo montada em um campo de futebol. Local fechado, onde um caminhão (mesmo pequeno) não entraria.
A bateria (2 anos) resolve que era o fim de sua vida. Ligando para o seguro me deram previsão de chegar em 90min. Não sei se por ser mineiro, tenho um cabo de interligação (enxerto) dentro de cada Van e cada kombi. Então abri o capô e já deixei o cabo ligado na bateria, aguardando a assistência.
Uma boa alma passando de carro viu e ofereceu para ajudar, prestou socorro e com seu carro ligamos a Van. Eis o susto quando agradeci:
- Não é nada, professor.
Um ex-aluno, atualmente mecânico da Gerdau. Não preciso falar sobre o a felicidade que fiquei.


Ajudar não custa, e será ajudado ainda.
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