Truques para abastecer o carro

Mecânica de Motores, Suspensão, Direção e Freios, Transmissão, Metrologia de automóveis e motocicletas.

Truques para abastecer o carro

Mensagempor Indexa » Ter Jul 29, 2008 1:15 pm

Recebi por email, e coloco aqui, até mesmo pra que vcs que entendem, possam avaliar essas informações.
Achei interessante e com grande probabilidade de que sejam verdadeiras.
E vcs o que acham?!
BJS

O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos. Assim que você levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro.

1º Truque: Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhão seja exato.

2º Truque: Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir ao frentista no caso de ser servido).
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que, os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilizadas, menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.

3º Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

4º Truque: Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.
Se chega você ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo.

Mauricio Alves de Carvalho
Projeto de Elétrica
/I/E/S/A/ Óleo & Gás S/A
Indexa

Re: Truques para abastecer o carro

Mensagempor forumaberto » Ter Jul 29, 2008 1:49 pm

Vou responder sobre o que tenho certeza, em caso de dúvida ou pulo ou deixo explicado:

O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos. Assim que você levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro.

Isto sempre nos faz desconfiar né?

Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se.

Parece ter fundamento de início, não sou formado em química, a medição é realizada da mesma forma pois a mesma é feita após a sucção. Ele quer dizer que a tarde o combustível vai dilatar no tanque e ser "mais" combustível?
Porém para entrar na câmara de combustão o combustível de mistura ao ar e assim é pré-aquecido (Thermac, Aquecimento do coletor e After-Cooler).
No meu ponto de vista, para a queima isto vai dar no mesmo.
Sendo mais direto, se for assim só valeria a pena encher o tanque de madrugada e rodar somente a tarde, concordam?

Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir ao frentista no caso de ser servido).
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta.

Até aqui é verdade, o bico é uma válvula de vazão variável para evitar derramamentos.

Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz.

Verdade também, mas isto somente contaria o vapor que sair entre o bico e o bocal de enchimento.

Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que, os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilizadas, menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.

Fake, isto não existe em mangueiras de postos de gasolina, ele está confundindo um posto com um sistema de abastecimento de máquinas a diesel como locomotivas. O diesel tende a formar espuma ao ser movimentado e existem nestes sistemas duas mangueiras sobrepostas onde a espuma retorna a um sistema que evita sua perda voltando ao depósito.
Ahh, e em se tratando de abastecimentos com o famoso metanol ou em veículos de competição o vapor é succionado de volta para agilizar o processo de abastecimento e evitar no caso do metanol a inflamação do combustível já que seu ponto de fulgor e ponto de combustão são muito baixos.

Encher o tanque antes de que este baixe da metade.
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

Esta cara está precisando ter umas aulas de mecânica mesmo. Não sei exatamente sobre os tanques de refinaria e tal... Mas vamos a uma explicaçãozinha básica:

Desde 1990 todos veículos são proibidos (Norma do CONAMA de 1986, a tal que acaba obrigando o uso da Injeção Eletrônica) de emitir vapores de combustível para atmosfera. Isto obrigou as montadoras desde este ano a instalar os sistemas CÂNISTER, que são basicamente um reservatório de carvão mineral ativado na linha de respiro do tanque do carro (e também na cuba do carburador enquanto ele existia).

Este reservatório "acumula" os vapores e este é retornado ao motor em condições de aceleração e carga. Em sistemas carburados e injeções mais antigas o controle da aeração do cânister era mecânico e qualquer aceleração abria uma linha entre o reservatório e o coletor fazendo o ar "secar" o carvão e levando os vapores a queima. Em sistemas de injeção mais novos a válvula de aeração elétrica do cânister (CAMP), só abre quando há necessidade de mais combustível ou quando o tempo de acúmulo é muito alto.

Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.
Se chega você ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo.

Está aí algo que tem até fundamento, mas são dois pontos que o amiguinho aí esqueceu:

Todo sistema de abastecimento tem, filtros mané! Ou este cara acha que um proprietário de posto é louco de correr o risco de danificar sua própria bomba de abastecimento e até o carro de alguém. Mas vamos dar um crédito a ele pois pode ser que os filtros do posto estejam velhos. Mas isto vai de saber escolher o local de abastecimento.
Eu sempre pergunto: Você tem coragem de comer um salgado frito numa espelunca? Seu carro também não gostaria disto.

E em se tratando de diesel acho que ele precisa de óculos pois os filtros prensa usados atualmente são enormes e visíveis a qualquer um. Seria bom tratar neste texto era de ensinar aos novatos donos de utilitários e caminhonetes a verificar o filtro prensa e explicar a eles a diferença entre diesel rodoviário, diesel urbano e água no diesel.

Mauricio Alves de Carvalho
Projeto de Elétrica
/I/E/S/A/ Óleo & Gás S/A

/I/E/S/A/ Óleo & Gás S/A: O que é isto?
Art ForumAberto
Pesquisa de domínio:
Estamos todos na mesma barca e acredito que, cada um remando do seu lado, esse barco será sempre acelerado.

forumaberto
Administrador
Administrador

Twitter: forumaberto

Mensagempor Indexa » Ter Jul 29, 2008 1:57 pm

Valeu pela explicação @forumaberto... ficou mais claro!
Essa letras no final eu não sei o que significam... só coloquei na íntegra o que recebi! hahahahahaha

OBRIGADA!
Indexa

Mensagempor forumaberto » Ter Jul 29, 2008 2:20 pm

Essa letras no final eu não sei o que significam...

Seria uma forma de usar siglas que ninguém entende para deixar um ar de que é verdadeiro e importante?
Art ForumAberto
Pesquisa de domínio:
Estamos todos na mesma barca e acredito que, cada um remando do seu lado, esse barco será sempre acelerado.

forumaberto
Administrador
Administrador

Mensagempor forumaberto » Ter Jul 29, 2008 2:28 pm

Vc leciona em algum lugar?

Larguei isto tem menos de um mês. 14 anos de trabalho em escola profissionalizante. Era supervisor de ensino.

Tirei umas férias...

Clique para ver:
[youtube]http://youtube.com/watch?v=cmZVaeN_F7Y[/youtube]

Hehe, troquei pois o vídeo da propaganda me denunciava. Este sou eu falando.
Art ForumAberto
Pesquisa de domínio:

forumaberto
Administrador
Administrador

Mensagempor regueiraneto » Ter Jul 29, 2008 4:12 pm

@forumaberto é cabeção rapá, tás brincando com o manager do fórum? ehehehehe
[]http://www.clintonio.com/sig-10472.jpg[]
regueiraneto
Moderador
Moderador

Mensagempor girinobob » Ter Jul 29, 2008 5:56 pm

aeeeeee, ficou mais do q explicado... fiquei um tempão lendo cara, pra ver se conseguia entender... show de bola...

esse videizinho explicativo do programa pra calculo de resistores foi massa, isso me enchia o saco na escola velho... pqp
girinobob
20%
20%

Mensagempor forumaberto » Ter Jul 29, 2008 6:03 pm

esse videizinho explicativo do programa pra calculo de resistores foi massa, isso me enchia o saco na escola velho... pqp

Posso postar o programa se você quiser.
Art ForumAberto
Pesquisa de domínio:

forumaberto
Administrador
Administrador

Mensagempor girinobob » Ter Jul 29, 2008 6:41 pm

@forumaberto escreveu:

Posso postar o programa se você quiser.

seria de muito agrado meu querido... uso pouco... mas uso né!!!! 8-)
girinobob
20%
20%

Mensagempor forumaberto » Ter Jul 29, 2008 7:07 pm

girinobob dá uma olhada aqui por enquanto:

viewtopic.php?f=86&t=7536
Art ForumAberto
Pesquisa de domínio:

forumaberto
Administrador
Administrador

Mensagempor Virgulino » Ter Jul 29, 2008 7:51 pm

:o OOO mulher rendeira...éééhé,a ordem dos tratores não vai alterar o viaduto.Nori falou tudo!Abraços!
Virgulino

Mensagempor girinobob » Ter Jul 29, 2008 10:00 pm

@forumaberto escreveu:girinobob dá uma olhada aqui por enquanto:

viewtopic.php?f=86&t=7536

aeeee, valeu noriva, vo da uma olhada lá...
girinobob
20%
20%

Mensagempor forumaberto » Ter Jul 29, 2008 11:27 pm

vladusko, este vídeo é velho mano, nem lembro de quando.

Tô trabalhando para ver se trago algo para cá já que a galera gosta.
Art ForumAberto
Pesquisa de domínio:

forumaberto
Administrador
Administrador

Mensagempor luizfelipematos » Qua Jul 30, 2008 11:35 pm

Eita ferro... vamos à polêmica...

Primeiro o mais fácil:
/I/E/S/A/ Óleo & Gás S/A

IESA é uma empresa de engenharia, prestadora de serviço da PETROBRÀS. :D

Falando agora como Químico Industrial.
Grande parte do post faz sentido e é verdade, mas assim como o @forumaberto fez, há considerações a serem feitas.

Isso é verdade absoluta. No caso de uma refinaria isso é importantíssimo. No caso do seu carro faz você encher o tanque com mais uns 20 mL de combustível. Isso porque o combustível líquido é um fluido imcompressível (na real ele não é, mas pode ser considerado), portanto a densidade altera muito pouco com relação a temperatura. Porém, para volumes muito grande (caso de refinaria) isso tem que ser levado em consideração.

@forumaberto escreveu:Ele quer dizer que a tarde o combustível vai dilatar no tanque e ser "mais" combustível?

É, mais ou menos isso... :D

@forumaberto escreveu:Sendo mais direto, se for assim só valeria a pena encher o tanque de madrugada e rodar somente a tarde, concordam?

É exatamente isso, só que isso gera uma diferença muito pequena para pequenos volumes.

2º Truque: Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo

Verdade, do jeito que o @forumaberto explicou.

3º Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.

Verdade também. Quanto maior o "espaço vazio" (que na verdade está cheio de ar) no tanque, mais combustível é necessário passar para fase vapor para atingir a pressão de vapor do combustível. É o mesmo princípio da garrafa de coca cola. Quando ela passa da metade, vai ficar sem gás, porque tem um "espaço maior" para preencher.
Porém, o @forumaberto já explicou que esse combustível que passa para fase vapor é reaproveitado. Portanto, esse cuidado não faz nenhum efeito.

4º Truque: Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.

Isso também é verdade.
Tudo bem, tem os filtros. Mas eu não confio nos filtros. Quem garante que é feito uma vistoria/manutenção nos filtros.
Eu prefiro não confiar. Afinal, tenho muitas dores de cabeça com filtros furados no meu trabalho... ;)

Em resumo, o que esse cara falou tem coêrencia, mas na prática não tem efeito...
Art ForumAberto
luizfelipematos
50%
50%

Mensagempor forumaberto » Qui Jul 31, 2008 10:33 am

luizfelipematos é que eu conheço este e-mail há anos... rs....
Art ForumAberto
Pesquisa de domínio:

forumaberto
Administrador
Administrador

Mensagempor girinobob » Qui Jul 31, 2008 11:32 am

hehehe bom q tem um monte de gente explicando, cada um da sua forma... to curtino essa seção, to curtino ;)
girinobob
20%
20%

Mensagempor mauriciomr39 » Sex Ago 01, 2008 12:08 pm

A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhão seja exato

balela...
está comprovado... que em 80% do globo terrestre (onde está com cobertura por terra prpriamente dito) a 2 m de profundidade.... a temperatura varia no máximo entre 10 e 20 graus.... isto significa que nos porões.. a temperatura é sempre "igual".. portanto a dilatação ou retração seria mínima... pois a variação será sempre pequena... quer seja nos trópicos.. ou nos polos...
dá pra ter uma noção de como a coisa funciona vendo o link ... http://energiarenovavel.webs.com/bombasdecalor.htm
Editado pela última vez por mauriciomr39 em Seg Ago 04, 2008 10:34 am, em um total de 1 vez.
mauriciomr39
Virgem
Virgem

Mensagempor forumaberto » Sex Ago 01, 2008 5:38 pm

mauriciomr39 gostei do link !
Art ForumAberto
Pesquisa de domínio:

forumaberto
Administrador
Administrador

Mensagempor luizfelipematos » Sex Ago 01, 2008 5:49 pm

@forumaberto escreveu:mauriciomr39 gostei do link !

Projeto maneiríssimo... Quando tiver mais tempo vou olhar com mais calma!!!
Valeu mauriciomr39!!!
Art ForumAberto
luizfelipematos
50%
50%

Mensagempor mauriciomr39 » Seg Ago 04, 2008 10:32 am

luizfelipematos escreveu:

Projeto maneiríssimo... Quando tiver mais tempo vou olhar com mais calma!!!
Valeu mauriciomr39!!!

acho muito interessate este tipo de coisa tb...
assiti , uma vez, um documentário (na net) sobre ENERGIAS RENOVÁVEIS...
e falava sobre isto, inclusive, de como se pode fazer um sistema de aquecimento/resfriamento da casa utilizando serpentinas subterrâneas.....
basicamente o q se tem no link...
mauriciomr39
Virgem
Virgem

Próximo

Voltar para Mecânica de Autos