Fórum Aberto: Regras Gerais de Comportamento

Regras gerais de uso do Fórum Aberto.

Fórum Aberto: Regras Gerais de Comportamento

Mensagempor Hob_esiano » Sex Abr 18, 2008 4:08 pm

Fórum Aberto: Regras Gerais de Comportamento


Tópicos e Comentários


[*] Seção correta
Procure criar seu tópico na Seção mais condizente com seu conteúdo. Leia a descrição das seções no índice e veja o local mais apropriado. Leia as regras. Entre em contato com um membro da staff ou um usuário mais experiente. O fórum é livre, e seu melhor guia aqui dentro é o bom senso.

È importante que você não pense que no nosso fórum o negócio é entrar e sair postando. Participe das discussões, interaja com os membros, veja o que é postado (também para ter noção do que NÃO pode ser postado).

É muito provável que se você não achou uma seção apropriada para seu post, é porque ela não existe. Então, não force a barra. Um tópico fora de lugar será movido pela Moderação. Um tópico com conteúdo proibido será enviado para Lixeira e o usuário será advertido de acordo com a gravidade de sua ação. Não tem lugar para seu conteúdo aqui? Procure outros lugares.

Se você é autor do tópico, coloque no tópico inicial todo o conteúdo que puder disponibilizar. Evite colocar mais conteúdo abaixo, na forma de comentários, o que dificulta a visualização. Casos assim deverão ser autorizados pelo Conselho de Justiça.


[*] Título do tópico
O título do tópico deve ser criativo, objetivo e inteligente. Pode ser tudo isso ao mesmo tempo, ou priorizar um desses aspectos. Evite erros grosseiros de semântica – a não ser que seja necessários e condizentes com o conteúdo do tópico - e a utilização de palavrões. Nesses casos, a Moderação está autorizada a editar o título do seu tópico.

Como dissemos acima, sempre faça uso do bom senso para criar seu título. Não fica bem ser criativo DEMAIS na seção de notícias, por exemplo (aliás, o próprio título da notícia já é suficiente).

Repare que o título tem número de caracteres limitados. Não queira fazer um texto para ficar como título. Respeite esse número de caracteres e faça títulos curtos e interessantes.


[*] Tópicos repetidos
Como já foi dito, evite sair postando tudo o que você vê pela frente. Com o passar do tempo, é muito provável que aquilo que você pense que é a ultima novidade já tenha passado por aqui.

Talvez a palavra-chave para evitar a repetição de Tópicos seja: experiência. Por isso, procure ser fiel ao fórum, comentar e participar de nossas seções. Mas o recurso de Busca/Busca Avançada ajuda muito. Utilize-o com inteligência. Se ainda restar dúvidas, consulte um membro da staff.

Os tópicos repetidos serão trancados e enviados à Área de Testes para ser apagados, e a Moderação comunicará o fato ao usuário por Mensagem Privativa.


[*] Tópicos e Mensagens Duplicados
É fato corriqueiro você mandar um tópico ou um comentário e ele ser duplicado. Todas as vezes que isso acontecer, o Moderador irá apagar o mais recente, ou no caso de um tópico que já tiver mensagens, eles serão unidos e a mensagem duplicada apagada. Sendo assim, a fim de evitar confusões, tenha atenção ao postar e, se houver duplicação, apague imediatamente a mensagem, ou entre em contato com algum membro da staff.


[*] Área de Testes, Prever e Editar
A Área de Testes não existe à toa e ela não é uma lixeira. Utilize-a sempre, peça auxílio à um Moderador ou um usuário mais antigo, pois em nosso fórum não é a quantidade que conta, e sim a qualidade do conteúdo postado. Se o seu tópico foi enviado à Área de Testes para ser consertado, isso não é nenhum demérito, é apenas sinal que estamos preocupados com a qualidade do fórum e no seu aprendizado.

Da mesma forma é o botão PREVER – localizado ao lado do botão ENVIAR. Utlize-o sempre, antes de mandar seus tópicos e comentários em definitivo. Você queria postar uma imagem e ela não apareceu? Queria postar uma notícia e ela não ficou igual às outras? O que era para ficar escondido (spoil) não ficou? Então não envie sua mensagem. Vá para a Área de Testes e entre em contato com um membro da Staff.

Da mesma forma, depois de enviar, você viu um erro grosseiro? Utilize o botão Editar e arrume, ou chame um Moderador. Apenas não fique editando várias vezes, apenas uma está ótimo.


[*] Tópicos Antigos
Se por um lado priorizamos conteúdo de qualidade, também priorizamos novidades. E a internet, todos sabemos, tem novidades todos os minutos. Assim, não vale a pena comentar na maioria dos tópicos antigos. É normal – e muito aconselhável – que você pesquise o que já foi postado, que veja o nosso “passado”, mas evite comentar, por favor.

Vamos considerar aqui “antigo” como o tópico com mais de 30 dias da data do último comentário nele inserido. Existem assuntos (tópicos) que permanecem importantes, e, dependendo do volume de comentários ali inseridos, do interesse dos usuários, o tópico pode ser constantemente comentado e alimentado.

O tópico antigo poderá ser trancado, mas não apagado. É possível, a juízo do Moderdor, não trancar o tópico já que, em alguns casos, é perfeitamente justificável que o “ressuscitamento” do tópico seja feito. Nesse caso, o Moderador, emitirá mensagem dando razão para manter o tópico aberto.

A prática constante de comentar em tópicos antigos sem motivos é motivo para advertência e, em reincidências, no banimento do usuário.


[*] Conteúdo dos Comentários
Sempre que você achar um conteúdo interessante, inteligente, que te serviu e que te agradou, comente, agradeça. Retribua com vigor, com inteligência. Ninguém te obriga a comentar, então quando o fizer o faça com convicção em ser o melhor que você pode fazer.
Pelo contrário, o tópico te desagradou? Não foi legal, você achou que não tem cabimento? Então não confunda o conteúdo do que foi postado com o postador. Não tem sentido criticar a pessoa, e muito menos com agressividade.


[*] Flood
Flood é, literalmente, inundação. A “inundação” pode se dar de duas formas:

a) Através de comentários sem sentido, vazios, apenas para aumentar seu número de coments no perfil, como: “bacana” “legal” “massa o post”, e o pior: ficar repetindo esses comentários. Utilizar apenas os smiles, ou risadas (kkkkkk, hehehehehe, ahuhauhauhauh) também é considerado flood. Em alguns casos, é aceitável, em outros não. Nesse caso, o Moderador está autorizado a deixar um aviso bem chato logo abaixo do seu comentário, e, na insistência, advertências poderão ser aplicadas.

b) Através da criação de uma enxurrada de tópicos que poderiam ser feitos em um só. Você tem 10 piadas para postar? Coloque em um tópico só. Tem várias imagens engraçadas? Coloque em um tópico só. Evite entupir os tópicos recentes com mensagens que poderia ser feitos em um só tópico. Nesse caso, o Moderador está autorizado a unir seus tópicos, e, em caso de abuso, sansões poderão ser aplicadas.


[*] Off Topics e Bate-Papo
Procure ser objetivo nos seus comentários, e se atenha ao conteúdo postado. Evite divagar, viajar na maionese. È o que acontece quando um assunto “descamba”. O Moderador, neste caso está autorizado a trancar o tópico.

Pode acontecer do tópico virar bate-papo entre duas ou mais pessoas. Lembre-se, aqui ninguém está disputando para ver quem tem opinião melhor. Tem argumentos? Coloque todos eles em um comentário só, e evite ficar “dialogando” com outro(s) usuários.

Lembre também que você é autor do tópico, e não proprietário, nem pai nem mãe dele. Não precisa ficar “defendendo” sua postagem, nem agradecendo a cada um que elogia. É possível sim o pessoal não gostar do conteúdo, e tecer críticas. Apenas não pode descambar para ofensa pessoal (e se você ficar em cima, provavelmente vai).

O Moderador, neste caso está autorizado a trancar o tópico, e, dependendo do conteúdo do "chat", a aplicar advertências.

[*] Linguagem: Erros e Agressividade
A linguagem a ser utilizada deve ser adequada, e não a “correta” ou a norma “culta”. Adequada é aquela que cumpre o objetivo de estabelecer a comunicação em determinada situação. Portanto, não é necessário escrever com um dicionário, mas procure escrever para ser entendido. Quer escrever em “miguxês”? Tem certeza que seus leitores vão entender? Se não, utilize a linguagem mais clara possível.

Assim também não é de bom tom ficar corrigindo os colegas, ou tirando sarro de expressões ou erros (ainda que sejam erros medonhos). Lembre-se que não são todos que tiveram a oportunidade de ter uma formação tão boa como a que você teve.

Da mesma forma, evite comentários agressivos. Aprenda a amenizar suas críticas para que elas não pareçam que é algo pessoal. Geralmente as brigas começam por uma expressão mal colocada, e depois fica aquele “foi ele quem começou”. Para a Moderação pouco importa: quem está envolvido vai sofrer sanções igual.

[*] Maiúsculas
O USO DE LETRAS MAIÚSCULAS INDICA GRITO, AGRESSIVIDADE. É até ruim de ler. Evite fazer uso desse recurso. O Moderador não vai editar seu texto, mas está autorizado a deixar um "aviso" abaixo do seu comentário te "lembrando" dessa regrinha.

Em geral, utilize-se do bom-senso e, na dúvida, consulte a Moderação.
Editado pela última vez por Hob_esiano em Sáb Set 19, 2009 1:11 pm, em um total de 2 vezes.
Razão: reforma legislativa
FA na veia!
http://www.forumaberto.com/viewforum.php?f=5
FA na veia!
Art ForumAberto
Meus irmãos como tal me reconhecem!
Avatar do usuário
Hob_esiano
100%
100%
 
 
Mensagens: 1094
Registrado em: Seg Nov 30, 2009 5:34 pm
Localização: Maringá-PR
Sexo: Masculino

Voltar para Regras Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

cron